Preparo do café em casa

Saiba como fazer um café coado com qualidade.

– Use água filtrada, de preferência. Como é sensível, qualquer coisa pode fazer diferença em seu sabor. “Uma água com gosto de cloro certamente vai mudar a característica do café”.  Pouco antes de passar o café, aqueça a água e use-a quando ela estiver prestes a ferver.

11005120_644375902357216_273363547_n

– A moagem indicada para o café coado é a média/fina. Procure adquirir o café especial já com a moagem na granometria correta.

– Fique atento à proporção de pó versus água. No Brasil, a concentração clássica para coadores de pano é de 8% de café, ou 80 g de pó, por litro de água. Para filtros de papel, o ideal é usar 70 g de pó de café por litro de água.

– Cafés arábicas são mais suaves e delicados que os robustas e conilons, que produzem bebidas de sabor mais forte, intenso e com mais amargor. “O ideal é escolher o café de acordo com seu paladar. Não adianta usar mais pó para deixar o café ‘forte’. É o tipo de grão que determina isso, assim como a torra usada”. O café que você está consumindo foi elaborado visando o “pico” da qualidade.

– Por falar em torra, quando mais intensa, mais forte o sabor do café. Torras médias e claras costumam resultar em cafés mais suaves e com delicada acidez. Os cafés com torra mais intensa, tende a esconder os defeitos da bebida.

– Antes de passar o café, umedeça o filtro (de papel ou de pano) com um pouco de água quente. Isso é necessário para retirar qualquer sabor residual do papel ou tecido.

– Mantenha os pós e grãos de café em local bem fechado, ao abrigo da luz e de cheiros fortes.

Vamos ao passo a passo:

1. Coloque agua filtrada ou mineral, no fogo médio;
2. Espere a água alcançar 90 graus. Quando as bolhas começarem a emergir, desligue o fogo. Se por acaso a água ferver, espere por 5 minutos, tempo para retornar à temperatura ideal. Nunca passe o café com a água imediatamente após a fervura, sob risco de alterar as características da bebida;
3. Umedeça o filtro de papel ou de pano com água quente – Isso é necessário para retirar qualquer sabor residual do papel ou tecido;
4. Coloque o café no filtro de papel ou de pano. Use 70 a 80 gramas de café para 1 litro de água, e arrume o pó de forma uniforme (não compacte);
5. Despeje a água quente sobre o pó de café em forma de fio com movimentos circulares para aproveitamento máximo do pó;
6. O tempo ideal de coagem é de no máximo 5 minutos, sob risco de perder as características da bebida;
7. A bebida deve ser consumida em no máximo 30 minutos.
8. Lembre-se, o café não estraga. Perde características. Se sua garrafa térmica for de boa qualidade (perca de 1 a 2 grau/hora), o café pode permanecer por mais 1 ou 2 horas, com qualidade.

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *