fbpx

Onde comprar queijo Canastra?

Quem já experimentou consegue reconhecer o sabor marcante de um bom queijo Canastra, mas nem todo mundo sabe que ele é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro e é produzido em uma região específica, próximo a um famoso parque estadual e da nascente do rio São Francisco.

O queijo feito de leite cru segue antigas tradições em sua produção, embora hoje em dia sejam fabricados em instalações mais modernas. O fato é que se a região da Serra da Canastra antes era muito procurada por turistas por causa de suas belas cachoeiras, atualmente existe mais um motivo: a rota do queijo, com degustações em fazendas que produzem essa maravilha da culinária mineira.

Quer saber um pouco mais sobre essa delícia e, mais do que isso, descobrir onde comprar queijo Canastra? Continue acompanhando e confira!

Queijo Canastra

Foi há pelo menos dois séculos que os portugueses que colonizaram o Brasil trouxeram os conhecimentos de produção de queijo para a região da Serra da Canastra. A grosso modo, podemos dizer que o que caracteriza o famoso queijo é sua casca amarela do lado de fora e a maciez e sabor marcante do lado de dentro. Mas não vamos nos limitar a essa descrição!

O que primeiramente faz a diferença do canastra em relação aos outros queijos é que ele não é feito com leite pasteurizado, e sim leite cru. Porém, mais do que isso, precisamos citar o “terroir”, ou seja, o que torna o queijo canastra diferente de todos os outros tem a ver com as condições ambientais do local em que é produzido, o tipo de gado, de pasto, o clima, a umidade relativa do ar, o solo e a fauna bacteriana dali, entre outros fatores.

Isso quer dizer que nem todo queijo feito com leite cru e que passa por um processo de maturação para adquirir consistência mais firme e sabor mais forte, pode ser chamado de queijo canastra. Somente os que são daquela região!

Associações e produtores precisaram se empenhar para regular a produção do queijo mineiro. Depois disso, o IPHAN e a EMATER determinaram que o uso do termo é exclusivo para os queijos produzidos em um dos sete municípios que estão dentro da Indicação Geográfica “Canastra”: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Vargem Bonita, Tapiraí e São Roque de Minas.

Além disso, para normatizar a comercialização dos queijos artesanais, foram designadas exigências sanitárias que os produtores devem seguir, para não contaminar o leite e garantir a qualidade do produto, que é vendido até mesmo para renomados profissionais da culinária.

Vale dizer que a região da Serra da Canastra possui quase 800 fabricantes, mas destes aproximadamente 50 são associados da Aprocan (Associação dos Produtos de Queijo Canastra) e estão sujeitos às regras rígidas de normatização.

Onde comprar o queijo Canastra?

Falando de maneira bem sincera, o melhor lugar para comprar um canastra é direto na fazenda, das mãos do produtor, caso você esteja na região da Serra da Canastra. Mas para quem não mora ali pertinho e não pode correr pra lá toda vez que quiser degustar essa delícia, existem outras opções — até mesmo para quem mora em outros estados.

Para quem está em Belo Horizonte, já é tradição comprar queijos no Mercado Central, lugar que mais vende a iguaria na capital. Estima-se que, por mês, são vendidas aproximadamente 350 toneladas de queijo no local.

Logo na entrada da Avenida Augusto de Lima, esquina com Rua Curitiba, é possível encontrar nossa loja Roça Capital, a melhor opção para quem procura a simplicidade da roça e a sofisticação de seus sabores no Mercado Central.

Além disso, existem outras duas lojas físicas Roça Capital, uma no Sion – na Avenida Bandeirantes, e outra no Mercado da Boca – no Jardim Canadá.

Quem deseja mais comodidade também pode comprar pelo site e entregamos em qualquer lugar do Brasil. Em nossa loja virtual é possível encontrar queijo dos principais produtores da região da Serra da Canastra: Onésio, Luciano, Mauro e Guilherme, sendo este último o fabricante do queijo que ganhou em 2015 uma medalha no Mondial du Fromage, na França, e tornou nosso canastra mineiro internacionalmente conhecido.

Agora ficou mais fácil decidir onde comprar queijo canastra, certo? Você tem um preferido? Compartilhe conosco nos comentários!

Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Será um prazer atender você!

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho

×

Olá!

Entre em contato conosco para quaisquer esclarecimentos, projetos ou parcerias.

equipe@rocacapital.com.br

× Como posso te ajudar?