Café e queijo – é possível harmonizar?

Quando o assunto é queijo, grande parte dos seus apreciadores já imaginam um bom café para acompanhar, não é verdade? É quase unanimidade que os dois formam uma dupla perfeita. Mas será que existe uma ciência por trás dessa combinação? 

Em gastronomia, a harmonização é a arte de combinar diferentes bebidas e alimentos, numa brincadeira com sabores e texturas, visando alcançar diferentes experiências sensoriais. 

Muito se fala sobre harmonizar queijos com um bom vinho ou uma cerveja especial. Mas hoje queremos falar sobre os dois dos produtos mais queridos no Brasil: café e queijo. 

Continue por aqui e descubra qual a melhor forma de combinar os diversos tipos de café com diferentes tipos de queijo.  

Como combinar café e queijo 

A ideia de uma experiência marcante ao combinar café e queijo pede uma certa coerência na hora de misturar e testar. Há quem prefira mesclar um café mais leve com um queijo mais sutil, da mesma forma que algumas pessoas preferem misturar sabores antagonistas, como o doce e o salgado. 

Para uma degustação interessante, o ponto é apreciar com cuidado cada sabor que está sendo experimentado, com cada mordida ou gole sendo analisado com atenção e carinho. Uma dica é começar provando cada elemento individualmente e só depois em par, para melhorar a percepção de como as sensações são diferenciadas. 

Regras básicas de harmonização 

A harmonização pode se basear em dois tipos básicos de abordagens: pela potência da bebida ou por suas características sensoriais. Em cada uma delas, há uma melhor forma de criar a combinação: 

Por similaridade: pela potência, ou seja, se a bebida é intensa ou não, o ideal é optar pela combinação feita por elementos com características parecidas. Isso quer dizer que quanto mais intenso for o café, mais forte deve ser o queijo. O objetivo desse tipo de combinação é provocar equilíbrio, de modo que um não se sobressaia sobre o outro. 

Por contraste: quando a escolha tem por base o perfil sensorial da bebida, a dica é optar por produtos com características que se opõem, de modo que algum sabor em especial se destaque ou haja um equilíbrio entre dois extremos que resulte em uma terceira experiência. Aqui a ideia é misturar um queijo mais salgado com um café mais doce ou um queijo doce com um café ácido. 

Algumas possíveis combinações de café e queijo 

De modo resumido, as combinações que costumam agradar à maioria consistem em café expresso para queijos curados ou salgados, e café filtrado para queijos frescos ou moles.  

Seguindo as regras de harmonização, podemos dizer que para um café mais fraco o ideal é um queijo do tipo meia cura, já um café mais forte pede um queijo com um tempo maior de maturação. Confira algumas sugestões: 

  • Queijos macios – o queijo de cabra Arupiara é uma ótima opção para combinar com grãos de espécies arábicas ou colombianos, pois vão manter a textura e criar um terceiro sabor. 
  • Queijos com mofo branco ou cremosos – o Canastra do Onésio (com mofo branco) ou o Bello (bem cremoso), por exemplo, são opções para quem quer harmonizar com um café mais suave, como aqueles mais frutados. 
  • Queijos semacios – o queijo Senzala ou Queijo D’Alagoa é uma ótima pedida para o café mais equilibrado do sul de Minas e o Taco Meia cura combina com um café frutado. 
  • Queijos de massa firme – o queijo Mandala, firme e adocicado, o queijo do GIR ou tipo parmesão Califórnia, que é levemente mais salgado, harmonizam bem com um café mais encorpado, como um Alta Mogiana. 

Nossa próxima sugestão é chamar logo os amigos e começar a testar essas combinações de café e queijo. Que tal? Mas não vai fazer o experimento com café de supermercado, hein? Na nossa loja tem vários cafés especiais pra você fazer bonito!  
 
E se você gosta das dicas que recebe por aqui, siga nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro de tudo o que estamos falando! 

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho