fbpx

Manual de gestão

Abertura de loja balcão Abertura de loja salão Atividades rotineiras:
Organização e Limpeza Iluminação Balcão Salão
Funcionário 8 horas: Verificar se o setor de trabalho esta limpo e organizado para poder começar as atividades. Informar para o funcionário que fecha a loja sobre algo que não esta de acordo com as normas da loja. Funcionário 8 horas: Acender todas as luzes necessária para abertura da loja e observar se todas estão funcionando. Todos queijos que chegarem devem ser pesados ou contados (quando for o caso), sempre retirar uma nota para o caderno de controle e uma para o administrativo efetuar o lançamento dos produtos que chegaram. Manter sempre limpo e organizado os produtos nas prateleiras, sempre repor quando necessário.
Distribuição Fazer abertura do caixa
Funcionário 8 horas: Distribuir os queijos sobre o balcão, e sobre o armário de exposição, sendo organizados por produtor, região ou tipo (meia cura ou curado). Funcionário 8 horas: Ligar o computador, fazer a contagem do fundo de caixa, e organizar-lo n deixando papeis jogados em cima do balão. Manter sempre câmara fria sempre limpa e organizada, observar as caixas d’água não estão cheias, sem tem algum problema ocorrendo (se sim, reportar ao responsável) e analisar a quantidade de queijos para poder fazer o pedido com antecedência. Sempre que necessário parrar recolhendo papeis jogados ao chão, varrer retirando colheres descartáveis, queijos etc
Multimídia Limpeza e Distribuição dos produtos
Funcionário 8 horas: Ligar a televisão onde sera exposto promoções da semana, dicas de queijos e curiosidades das regiões produtoras e de seus respectivos queijos. Funcionário 8 horas: Observar se as mercadorias em geral estão nos seus devidos lugares para a abertura da loja. E fazer uma limpeza na loja isso, incluindo nisso: varrer o piso com vassoura macia ou com ano úmido para levantar muita poeira. Manter sempre que possível o setor de trabalho limpo e organizado limpando o chão, pia, balcão, bancada, facas, etc.. Estar atento a quantidade de mercadoria, para que possa ser feito o pedido com antecedência. Pedidos devem ser feitos so quando houver necessidade.

Introdução

Este guia tem como objetivo orientar você, franqueado, a administrar sua franquia diariamente.

Nele, estão contidas as informações necessárias para as operações de controle de contas a pagar, contas a receber e gerenciamento do fluxo de caixa. Também fazem parte deste manual asorientações sobre compras e estoques.

Boa leitura

Controle Financeiro

CONTROLE FINANCEIRO

INTELIGÊNCIA DO NEGÓCIO

Os 2 prismas de análise:

• Equação do Lucro
• Equação do Caixa

LUCRO ECONOMICO

Através do Relatório de Lucros e Perdas – “Regime de Competência”.

Demonstra a lucratividade do negócio durante o período.

CAIXA FINANCEIRO

Através do Controle de Fluxo de Caixa – “Regime de Caixa”.

Demonstra o fluxo de entradas e saídas durante o período.

CONTROLE DO MOVIMENTO DE CAIXA

O controle de movimento de caixa é uma demonstração dinâmica que procura mostrar de forma rápida e prática a origem (entrada) de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação (saída) de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período.

O controle do movimento de caixa serve como fonte de informação para:

• Controlar e analisar o movimento de dinheiro da franquia;
• Acertar o caixa contábil;
• Calcular os custos;

• Comparar com as projeções do fluxo de caixa;
• Identificar problemas de liquidez (falta ou excesso) da franquia.

No controle de caixa, procura-se focalizar a atenção no momento presente, procurando evitar que a franquia fique com saldos negativos. Deve ser verificado:

O total da receita recebida à vista:

• Em dinheiro
• Em cheque
• Em cartão de débito

O TOTAL DA RECEITA RECEBIDA A PRAZO:

• Em cartão de crédito;

O TOTAL DE PAGAMENTOS EFETUADOS À VISTA:

• Em dinheiro. • Em cheque.

O TOTAL DE PAGAMENTOS EFETUADOS A PRAZO:

• Em cheques.
• Cartão de Crédito.

CONTAS A RECEBER

O controle de contas a receber é diário e possibilita a você manter-se permanen- temente informado sobre os seguintes pontos:

• Qual o montante dos valores a receber;
• Servir como fonte de informação para a elaboração do Fluxo de Caixa.

A) RECEBIMENTOS À VISTA

Essa forma de entrada (pagamento) pode ser efetuada com dinheiro, cheque ou cartão de débito.

Somente quando os pagamentos são efetuados à vista é que você pode contar realmente com este dinheiro no seu caixa. O único cuidado que você deve ter, no entanto, é que há uma certa demora até que os valores dos cheques e cartões sejam creditados na sua conta.

Lembre-se que o dinheiro e os cheques em caixa, recebidos como pagamentos, devem ser acondicionados em um local seguro até que sejam levados para depósito no banco.

B) RECEBIMENTOS À PRAZO

As entradas (pagamentos) à prazo que sua franquia receberá são os cartão de crédito. Quando os clientes utilizam estas formas de pagamento não significa que você tenha este dinheiro em caixa. Por isso, tenha cuidado com as previsões do fluxo de caixa, levando em consideração quando realmente este dinheiro vai ser creditado em sua conta corrente.

C) BORDERÔ DE FECHAMENTO DE CAIXA

Diariamente, após o fechamento do caixa, o responsável deverá separar todas as entradas de acordo com a classificação financeira:

• Espécie • Cheque • Cartões ( Débito e Credito )

 

Utilize o seguinte modelo de Borderô:

CONTAS A PAGAR

O controle de contas a pagar é diário e possibilita a você manter-se permanente- mente informado sobre:

• Vencimento dos compromissos;
• Como estabelecer prioridade de pagamento em caso de dificuldade financeira; • Montante dos valores a pagar;
• Dados necessários para o fluxo de Caixa.

A) PAGAMENTOS À VISTA

As saídas à vista são efetuadas em dinheiro ou cheque, geralmente utilizadas para pagamentos de compras emergenciais ou alguma compra em que não é possível realizar o faturamento.

B) PAGAMENTOS À PRAZO

As principais formas de pagamento são as autorizações para cobrança bancária e eventualmente pode ser utilizado o cheque para este tipo de pagamento.

Importante: Evite realizar pagamentos à vista com dinheiro ou pagamentos a prazo com cheques. Ambos podem ser fonte de risco para a franquia. O primeiro pode atrair assaltos e o segundo pode ser depositado antes da data combinada.

C) ORIENTAÇÕES

A seguir estão listadas algumas orientações para o controle das contas a pagar:

• Mantenha uma pasta de acompanhamento com todas as contas devidamente separadas;

• Organize as contas a pagar por ordem cronológica de vencimento;

• Consulte a pasta de contas a pagar no início do dia;

• Retire os documentos a serem pagos naquela data;

•Monte a relação de pendências a serem pagas no dia, sempre observando sua previsão de fluxo de caixa;

• Emita os cheques (de cada banco, se for o caso) conforme os saldos disponíveis;

• Registre este dado, dando “baixa” no pagamento e atualizando o saldo das contas bancárias;

• Anote o banco, valor do pagamento, número do cheque e histórico do pagamento no formulário “Cópia de Cheque” (adquirido em papelarias);

• Providencie o pagamento destas contas;

• Após todos os pagamentos efetuados, verifique se os documentos estão corre- tamente autenticados;

• Anexe os comprovantes de pagamento às cópias dos cheques;

• Toda cópia de cheque deve ter um comprovante de pagamento, recibo e nota fiscal ou outros documentos que comprovem o mesmo, desde que aceitos contabilmente.

DEPOSITOS DE VALORES RECEBIDOS

Diariamente, deverão ser depositados todos os valores recebidos no dia: dinheiro e cheques, e os valores recebidos após o depósito ou fechamento dos bancos no dia anterior. Pegue o comprovante de depósito registrado pelo caixa do banco, que deverá ser arquivado por você para facilitar seu controle sobre os recebimen- tos diários.

COBRANCA E INADIMPLENCIA

Caso um cheque depositado seja devolvido por falta de fundos, o procedimento normal para que se inicie o processo de cobrança por via judicial é reapresentá-lo, ou seja, depositá-lo novamente.

Entretanto, seguindo uma política de bom relacionamento com seus clientes, é recomendável que você, antes de reapresentar o cheque, procure contatar o cliente, e busque uma forma amigável de receber o pagamento.

Este procedimento pode evitar problemas judiciais desnecessários para o cliente e demonstra o interesse da franquia no cliente, buscando fidelizá-lo.

Carrinho

×

Olá!

Entre em contato conosco para quaisquer esclarecimentos, projetos ou parcerias.

equipe@rocacapital.com.br

× Como posso te ajudar?