Lactose

Será que da pra você comer queijo sendo intolerante à lactose?

Sim, você pode comer queijo!

 

 

Muitas pessoas que têm intolerância à lactose pensam que não podem comer queijo, mas isso vai ate um certo limite.

Então a boa noticia e que você ainda pode se deliciar confortavelmente com o queijo. Porque? Porque a produção de queijos converte a lactose (açúcar do leite) em ácido lático. Sendo assim em geral qualquer queijo curado acima de 2 meses ou mais é livre de lactose. Lembrando que sim alguns podem conter traços de lactose. (muito pequenas frações)

Deixe-me mostrar-lhe a luz, querida vadia do queijo. Estou aqui para responder a todas as suas perguntas sobre comer queijo enquanto é intolerante à lactose.


Então, o que é lactose?

A lactose é simplesmente o açúcar do leite.

… E o que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é quando você tem problemas para digerir o açúcar do leite nos laticínios. A lactose fermenta no intestino delgado, causando sensações desagradáveis de indigestão, inchaço e coisas piores que não preciso dizer aqui.

Sim, e quais alimentos têm lactose?

Todos lácteos frescos não fermentados, como por exemplo leite e sorvete.

… e o que não têm lactose?

Produtos lácteos fermentados, como iogurte, kefir e queijo curado. A manteiga também tem níveis muito baixos de lactose.


E como funciona esses queijos sem à lactose?

Bem, tecnicamente o queijo ainda tem alguma lactose. Há apenas vestígios minúsculos restantes que seu corpo provavelmente não notará.

Mas por que eles têm baixo teor de lactose?

Na verdade, existem duas razões pelas quais o queijo é seguro para os intolerantes à lactose:

O processo de fabricação de queijo converte lactose em ácido lático

Depois que o queijo é cultivado, a coalhada (sólidos do leite) é drenada de seu soro de leite líquido). O soro é o que contém a lactose. À medida que o queijo cura, ele solta ainda mais soro de leite.

Então, posso comer TODO tipo de queijo?

Lógico que não com cuidado, meu caro. Evite queijos processados, como prato e gouda por exemplo, que são misturados com soro de leite rico em lactose para derreter melhor. Além disso, tome cuidado com queijos frescos, como mussarela e ricota. Eles têm mais lactose do que os queijos envelhecidos.


Sendo assim o que queijos posso comer?

Comece com um queijo duro e envelhecido, como o Tulha, Parmesão 12 meses, Cataua 60 dias Alagoa 12 meses. Praticamente não têm lactose. O Alagoa é feito com leite cru, que tem mais probióticos que podem melhorar a digestão.

Então, eu só posso comer queijo duro?

Não, estou apenas dando a você um ponto de partida. Comece devagar e com firmeza com 30 gramas de queijo duro. Se isso passar pelo seu corpo facilmente, experimente um queijo mais jovem, como o canastra do Mauro, Onésio, Serjão, Capim ou Gir do Serro. Se der certo, tente ficar ainda mais jovem com um pouco de brie, reblochon ou lua cheia. Veja o que você consegue controlar e siga em frente.

Mas e se eu ainda estiver passando mal com esse queijo?

Experimente um queijo de ovelha ou de cabra curado, como o caprino romano de Barbacena ou o 270 dias da casa da ovelha.

E se eu ainda estiver passando mal ?

Infelizmente, você pode ter alergia a laticínios ou caseína e ou ate mesmo seu nível de intolerância ser muito alto assim pode ser preciso evitar os laticínios por completo. Sinto muito.

Mais
Dicas